terça-feira, 25 de outubro de 2011

Lobisomem – Mitos e Histórias Pelo Mundo

A Lua e Seu Papel

As noites de Lua Cheia são conhecidas por serem a principal causa da transformação em Lupinos no Mundo inteiro. As histórias são das mais variadas, mas houveram épocas onde a Lua não era responsável pela transformação em Lobo, até porque Lupinos podem muito bem transformar-se na luz do Sol, e também, é importante lembrar que não é somente a Lua Cheia que auxilia aos Lupinos. Em histórias mais antigas, falam que os homens costumavam transformar-se nas mudanças de ciclos da Lua. O fenômeno natural conhecido como Lua Vermelha também é tido como responsável da aparição de muitos Lobisomens pelo Mundo inteiro. Muitos países europeus acreditam que se um homem dormir em uma noite de verão, seja numa quarta ou sexta-feira, e a luz da Lua tocar seu rosto, o mesmo se tornará um Lobisomem.

Transformações, Religião e Fatos

Muitos acreditam que o poder da transformação não seja um dom, mas sim uma eterna maldição que diz-se só poder ser dada por grandes feitiçeiros, bruxas, demônios  e deuses, numa forma de punir ao Homem Humano por algum mal-feito. O próprio catolicismo crê na existência de Lobisomens, mas veem na religião uma forma de libertação do possível mal, entretando, temos uma citação de São Tomás de Aquino onde ele fala que todos os anjos, os bons e os maus, são capazes de alterar a forma humana para a animal, fato que dizem também ser capaz à muitos santos, quem sabe até mesmo ao próprio São Tomás de Aquino.

São Francisco, protetor dos animais, chegou a comunicar-se com um Lobo e convencê-lo a não atacar mais uma cidadela. Seria possível que o santo tornara-se Lobo para melhor conversar com o animal? São Patrick também teve sua ligação com os Lupinos, quando contrariado por um Rei irlandês, o Homem Santo em fúria lançou uma “maldição” onde toda a família do nobre passaria sete anos zoomorfizada em Lobo.

Muitos excomungados pela Igreja Católica Apostólica Romana foram caçados e mortos por supostamente se transformarem em Lobos.

- A Mordida

O uso da mordida como forma de transmissão da Licantropia só veio a ser usada depois que a mídia dos cinemas passou a vincular a saliva a disseminação de um vírus lupino, assim criando um vínculo com o vampirismo. Na maioria dos filmes vemos que a transformação ocorre na primeira Lua Cheia após a mordida de um Lobisomem-Pai (ou apenas de um Lobo “contaminado”).

- Hereditariedade, Doenças e Outros Motivos

Acredita-se em alguns países europeus que crianças desmamadas tem um grande potencial de se tornar Lobisomem na vida adulta. Nascidos em vésperas de dias santos ou de um domingo, ou os nascidos no Dia de Natal possuem uma habilidade natural de mutação, a capacidade vale tanto para homens como para mulheres.

Um fato interessante de ressaltar seria esse do Dia de Natal: Não seria o próprio Cristo, filho primogênito da Virgem Maria, um Lupino como nós? Creio que poucos saibam, mas de acordo com  a Cultura Lupina, Deusa Luna possui a capacidade de ajudar na concepção de filhos e porque não auxiliar uma jovem mãe a ter seu primeiro filho?


Acredita-se também que os filhos de padres e feiras nascem com a habilidade de transformar-se em qualquer tipo de animal, havendo uma clara preferência na transformação pelo Lobo.

Talvez o motivo mais conhecido para transformação em Lobo seria o uso de peles do animal, mas um verdadeiro amante de Lobos jamais mataria um animal para tirar-lhe a pele. Respeitamos os animais, admiramos sua beleza! Jamais faremos mal à eles.

- Proteção, Segurança e  Controle sobre a Licantropia

Balas das mais diversas formas já foram utilizadas, mas atribuiu-se a Prata o poder de causar danos aos Lobisomens. A caça ao Lupino era tão efetivada na antiguidade que famílias Lupinas chegavam a citar que as crias já nasciam com cicatrizes de machucados das vidas passadas.
Durante os períodos de Inquisições (as Grandes Caçadas, como os Lupinos a chamam) usavam de objetos sagrados como crucifixos, água benta e derivados. A sociedade da época tinha uma forte crença de que Licantropia e Satanismo estavam fortemente ligados, porém, era uma informação bastante errada.
A medicina informa que não existe um controle ou uma cura sobre a Licantropia, por não tratar-se de uma doença, é uma situação de hereditariedade ou  magia, em alguns casos. Recomenda-se que exercícios físicos e meditação ajudem ao portador dos genes da Licantropia a controlar as suas transformações, que em muitos casos podem ocorrer em momentos indesejados.
Religiosos alegam que o ato de tornar-se animal é uma prática satânica, logo as fontes de cura para a Licantropia seriam a conversão à religiosidade ou o exorcismo de forma que o “espírito malígno” que possibilita as transformações deixe o corpo da pessoa. Crenças árabes informam que a cura está no autoflagelo; batendo na testa ou no couro cabeludo com uma faca, ou perfurando com pregos (cruxificação também funciona), ou até mesmo ferindo-se com uma chave a ponto de escorrer o sangue fariam com que as transformações parassem de ocorrer.
Algumas regiões pregam métodos bem menos dolorosos e muito mais simples, por exemplo, na Dinamarca, acredita-se que um tapa no pulso faça a transformação não ocorrer mais. Outros países europeus informam que poções mágicas com uma erva chamada acônito (beladona) faça com que o Lupino não torne a se transformar.
Mas dentre todas as formas de conter a transformação, ressalta-se que os nascidos licantropos jamais poderam alcançar a cura. Outro fato interessante é que mesmo após “curado” a pessoa uma vez que pode transformar-se, sempre conseguirá comunicar-se no que chamam de Lingua dos Lobos.
- Ligação com o Vampirismo

Na Europa Medieval como na Grécia Antiga, acreditavam que Lobisomens mortos, se não fossem esquartejados e cremados, seus corpos retornariam na forma de um Vampiro. Na Sérvia, por exemplo, Lobisomens e Vampiros até hoje são chamados por um mesmo nome: Vulkodlak.
- Diversas Lendas e Estudos
Na Cultura Greco-Romana, acreditavam haver uma tribo de homens que possuiam a pele de vidro e que se por acaso quebrassem a pele, ficariam para sempre na forma de Lobo, a qual eles usavam para se transformar e atacar rebanhos e inclusive aos humanos.
Zeus e Artemis foram deuses que possuiam a capacidade de transformação em Lobo, não esquecendo do Deus Anúbis que viveu em sua forma Lupina, é claro que nunca deixando de fazer uso de seus poderes divinos.
Na Europa Nórdica existe uma mulher-loba a qual dizem que Thor, o Deus do Trovão, havia molestado, além dos Berserkers, guerreiros que se transformam em Lobos ou Ursos nos combates.
Na Inglaterra existem poucas histórias sobre Lobisomens, principalmente ao fato de que eles foram fortemente caçados, tal como uma praga a ser destruída, nessas terras, tal fato causou uma enorme imigração Lupina para outros países, a maioria deu preferência à Irlanda que por muito tempo foi chamada de a Terra dos Lobos. Ainda na Inglaterra, ocorreram estudos que encontraram um vírus que eles julgaram ser o causador das transformações, tempos mais tarde o vírus Lic-V foi conhecido como o causador do Vampirismo.
Na Escócia, os Lobisomens não são vistos como agressivos, eles agem como agentes da natureza em proteção do homem e preservação do meio ambiente, dizem que eles vão deixar peixes frescos nas janelas das pessoas mais pobres.

10 comentários:

Mônica disse...

Adorei saber mais sobre os Lobinhos :) Valeuuu!!
bj

Reges disse...

Bem interessante, mas não se confunda com lobos fofinhos por que os lobisomens são realmnte uma fera, eu ache umas postagens massa nesse site: www.olhosdelobisomem.blogspot.com/

Clan Dominator disse...

UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
SUPREMACIA LYCAN!!!!!!!!!!!!!!
UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Anônimo disse...

Add aee , Leonardoschepff@hotmail.com Mt obg se puder add rapido (=

Anônimo disse...

MUITO BOM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Lupo D. Wolf disse...

Muito boa
mas e a historia da prata ja falaram ou ainda falta falar?

Anônimo disse...

OI pessoal tudo bem? gosto muito de Licantropia, pois sou um lobisomem e não somos vilões pois se comtrolarmos a transformação e ficarmos presos em noite de lua cheia, não terá problema! meu nome é Boris Richard Miquel.

Unknown disse...

muito interessante. Nunca havia imaginado. Realmente, esse blog é muito interessante, e se não, o mais completo na net sobre lobisomens. Depois desse post você passam a ser meu preferidos

Anônimo disse...

Fico muito feliz pelo seu comentário, aliás, todos os autores do Arcanjo se animam com isso... Vamos procurar cada vez mais posts desse estilo aos nossos mais que fiéis leitores, aos que já fazem parte de nossa Alcatéia!

Anônimo disse...

acho que meu amigo é um mas a lua cheia não afeta ele, mas suas caracteristicas fisicas se comparam a de um lycan, como posso tirar a duvida

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.