segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Maugrim: O Lobo de As Crônicas de Nárnia


Ele então observou que havia uma luz fraca mostrando uma porta do outro lado do pátio. Ele caminhou até a porta, havia um lance de degraus à subir para chegar até a porta que estava aberta. Edmund foi até eles. Através da luz estava um lobo imenso. "Está tudo bem, está tudo certo", Edmund repetia para si mesmo; "É apenas um Lobo de pedra. Ele não pode me machucar ", e levantou a perna para passar por cima do Lobo. Instantaneamente, a enorme criatura levantou-se, e com todo o pêlo eriçado ao longo de seu dorso, abriu a boca, grande, vermelha ...

- De As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, de C.S. Lewis.

Maugrim é o capitão de Polícia Secreta da Feiticeira em “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”  de C.S. Lewis. Seu nome deriva dos termos “Maw” (Grande Boca) e “Grim” (Uma criatura negra com aparência semelhante a de um Lobo, presente no folclore inglês). A maioria dos Lobos sabem falar em Nárnia e estão aliados com a Feiticeira Branca durante a sua conquista de Nárnia, como eles são representados como uma raça do mal e eles estão bem adaptados a um mundo de neve eterna. Quando o livro começa, o fauno Tumnus ajuda as crianças quechegaram através a Nárnia do guarda-roupa mágico. Há uma profecia afirmando que os seres humanos vão matar a Feiticeira Branca e terminar o seu reinado de inverno, então quando ela descobre que Tumnus ajudou aos filhos de Adão e Eva (assim são chamados os seres humanos), ela envia Maugrim para prendê-lo. As crianças vão até a simples casinha de Tumnus para encontrá-lo, mas ao chegarem, se deparam com a casa totalmente revirada e com a ausência do Fauno, e temem que Maugrim tenha levado-o a prisão.

Maugrim caça-los ao longo do livro, mas assim como em A História Sem Fim, o personagem mais legal (nosso malvado Lobo, é claro) é morto por um ator mirim. 

C.S. Lewis mudou o nome Maugrim para Fenris Ulf (Lobo Fenris do Norueguês) em edições posteriores. Esta é uma referência a Fenrir, o Lobo monstruoso deus da mitologia nórdica. Este filho, enorme incômodo de Loki foi preso até o momento final de Ragnarok, onde ele estava destinado a comer o mundo. Pessoalmente, eu prefiro Maugrim.  Enfim, um grande viva à presença dos Lobos em Contos de Fadas!

Curiosidades sobre o Personagem:

No filme The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe tem a voz do ator Michael Madsen na versão em Inglês. Foi criado por computadores e interpretado por um híbrido de cão e lobo chamado Rickie.

“Por favor, não tentem correr... Nós já estamos cansados de caçar vocês... E preferimos matá-las rapidamente!”
Maugrim para Susan e Lucy

3 comentários:

Anônimo disse...

Sim... Eu acompanho a programação de fim de semana da Tv Aberta kkkk' ... Ótimo filme, excelente série de livros!

deck disse...

no segundo filme, aparece um lobisomem, junto de uma mulher tartaruga, que tentaram fazer caspian libertar a feiticeira branca

Anônimo disse...

Eu tava até vendo isso mesmo, só vou precisar dar uma lida e rever o filme pra fazer um post digno! Mas a ideia foi muito boa! Valeu ter lembrado.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.