Essa lenda trata-se do que realmente poderiam ser os Anjos Lobisomens (eu sou um Arcanjo, estou acima dos Anjos disso ;] ). A história vem da Lituânia, terra de muitas lendas devido sua vasta quantidade de florestas escuras e belos lagos. Vilkatis ou Vilkacis significa “Olho de Lobo” ou muitas vezes pode ser traduzido diretamente como Lobisomem.
O Vilkati é um ser com aparência humana que tem a capacidade que de transformar em lobo, ou num misto de lobo e homem, algumas extensões da lenda dizem que na verdade a pessoa nem chega a se transformar e que sua alma deixa o corpo humano e adentra no lobo.
A forma a qual você se tornaria um Vilkati não necessita de ser atacado por outro Viltaki/Lobisomem, a lenda consta que apenas ficando debaixo de uma árvore que os galhos tenham crescido a ponto de tocar o chão, formando um arco, numa noite de Lua Cheia (lá está nossa amiga Lua Cheia novamente nas lendas) você se transformará em um Viltaki, mas a lenda não explica como você retorna a forma humana.
Outros encantamentos para tornar-se um, falam do uso de peles de lobo como vestes e algumas palavras para completar o encanto ou apenas o cinto de lobo que já foi falado diversas vezes em lendas européias de como se tornar um lobisomem.
A lenda fala que os Vilkatis possuem poderes de conseguir se recuperar de ferimentos um pouco mais rápido do que os seres humanos, não se curam instantaneamente, mas ficam melhores bem mais rápido, exceto de ferimentos letais, pois o corpo não consegue se recuperar a tempo de evitar a morte, a propósito, Viltakis podem ser Anjos, mas ainda assim são mortais, só dão mais trabalho para morrer.
Dizem que muitas mulheres foram mortas na Lituânia, no período da Inquisição, devido possuirem peles de lobo em suas casas, eram acusadas de serem Viltakas (versão fêmea do Vilkati). Tal como na Lenda de Melion, os Vilkatis ao se transformarem, precisavam esconder as vestes para que outras pessoas não as pegassem, mas neste caso, se uma pessoa tocar na roupa de um Vilkati sem que ele esteja em sua forma humana, ele passaria um período que pode chegar a até 9 anos sem conseguir retomar a forma humana.
Eles foram muito caçados, não porque atacassem aos seres humanos, pois um Viltaka não tem a maldade de agredir um humano e ataca somente para se alimentar, mas sim devido destruírem muitos rebanhos quando saiam em grandes grupos, geralmente famílias inteiras.
A respeito da “angeosidade” dos Vilkatis, é certo que eles não fazem mal algum aos humanos, a lenda fala que a bondade deles antecede a fé dos Cruzados, é como se eles tivessem sido os primeiros guerreiros de Deus na Terra, ou seja, uma espécie de Anjos enviados por Deus para cuidar da espécie humana.
Algumas versões da lenda informam um lado diferente deles, que eles são feras capazes de dizimar vilarejos e devorar carne humana sem dó ou remorso, mas alguns Anjos caem, não é verdade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.