terça-feira, 1 de novembro de 2011

Novelas Brasileiras e os Lobisomens Nacionais

SARAMANDAIA

Escrita por Dias Gomes, foi exibida pela Rede Globo no ano de 1976. Em meio às diversas tramas paralelas da novela, há uma relacionada a um personagem específico e que nos interessa de forma particular. Trata-se da história do professor Aristóbulo Camargo - interpretado por Ary Fontoura - que se transformava em Lobisomem nas noites de Lua Cheia.

Durante o dia, Aristóbulo é um homem culto e educado, ainda que ao mesmo tempo excêntrico e visto por todos como “esquisito”. Porém, quando há Lua Cheia e soam as doze badaladas da meia-noite, ele se transforma em um monstro fadado a vagar pelas madrugadas incutindo o pavor nos incautos que cruzam o seu caminho. 



O personagem  dedica boa parte de seu tempo diurno num complicado romance que vive com Risoleta (Dina Sfat), dona de um bordel local. Nas noites de Lua Cheia o professor sai em longas andanças pela cidade, das quais o leva a encontrar com personagens da história brasileira como D. Pedro I (Tarcísio Meira) e Tiradentes (Francisco Cuoco). 

ROQUE SANTEIRO

Um dos mais excêntricos habitantes de Asa Branca é o Professor Astromar Junqueira (Ruy Rezende), um intelectual de aparência esquisita que é apaixonado por Dona Mocinha (Lucinha Lins), moça que foi noiva de Roque Santeiro e fez um juramento de manter-se casta para sempre em honra ao noivo supostamente falecido. Sobre o Professor recaem as suspeitas de grande parte da população, que desconfia que ele seja, na verdade, um Lobisomem.

Por muitos motivos, acabou acreditando-se que o “monstro” da cidade era o Delegado Feijó (Maurício do Valle), pois ele perseguia a personagem Ninon (Cláudia Raia) com o intuito de ter algum relacionamento com a mesma, uma vez que ele afirmou ter forte atração pela figura do Lobisomem. Após a descoberta de todos, o Delegado acabou abandonando a fantasia de monstro noturno.

Por outro lado vemos a figura do Professor ficando cada vez mais complicada, pois um Lobisomem continua a aterrorizar a cidade, chegando inclusive a atacar Dona Mocinha. No último capítulo da novela é feita a revelação daquilo que já se suspeitava: o monstro que espalhava o pavor nas noites de Asa Branca era mesmo o Professor Astromar. A música "Mistérios da Meia-Noite", de Zé Ramalho, embalava a transformação do mestre.

PEDRA SOBRE PEDRA

Em Pedra Sobre Pedra (1992), de Aguinaldo Silva, tinha entre os personagens secundários, um dos que recebeu maior destaque foi Sérgio Cabeleira - interpretado por Osmar Prado - um sujeito simples e pacato, mas que esconde um terrível segredo conhecido apenas pela irmã, a prostituta Lola (Tânia Alves): nas noites de Lua Cheia ele é obrigado a trancafiar-se em uma jaula, pois costuma ser acomentido por violentos surtos psicóticos que o levam a gritar desesperadamente e agir de forma violenta.

Em determinado momento da novela, surge a revelação de que o mal do qual o personagem sofre não é de origem patológica, mas sim sobrenatural. O fato é que Sérgio nasceu muito frágil e debilitado, de forma que a sua mãe, em um momento de grande transtorno, ofereceu sua alma à Lua em troca da sobrevivência do seu corpo. Inadvertidamente, a mulher acabou por amaldiçoar o próprio filho, pois, embora Sérgio tenha crescido de forma saudável, passou a sofrer todos os revezes já descritos quando tornou-se adulto. Observamos aqui a licantropia sendo ocasionada por uma maldição materna, nos mesmos moldes reproduzidos no folclore nacional e que corresponde a derivação de uma característica do mito espanhol.

De acordo com a crendice popular mencionada na trama da novela, a única maneira de reverter a maldição sofrida por Sérgio seria fazê-lo permanecer ao lado de uma mulher que o amasse de verdade. Isso acontece quando ele começa a namorar com Alva (Lília Cabral), uma prostituta que trabalhava com sua irmã. Porém, depois de algum tempo convivendo com Alva e livre dos tormentos que o aflingiam a cada Lua Cheia, Sérgio conclui que a maldição era uma parte indissolúvel de si próprio, sem a qual não consegue viver. Então, em uma decisão chocante, ele abandona a namorada e, por vontade própria, invoca o poder da Lua Cheia para que ela o absorva por completo. Em sua última cena na novela, Sérgio Cabeleira é literalmente sugado pela Lua e desaparece na escuridão noturna do céu de Resplendor.

Fontes e Referências: André Bozzetto Junior

3 comentários:

Anônimo disse...

Espero que todos tenham gostado do post, eu realmente gostei bastante, pois considero as novelas como uma incrível forma de cultura e entretenimento! Ainda mais quando abordam temáticas assim, que fazem parte do meu dia kkk'

Bárbara Deziderio disse...

Pense numa novela q eu gostei foi essa Roque Santeiro oh... Muito fodinha! Grande Professor Astromar Junqueira.. E bb... te amo! Mtos bjinhos! ^^

Anônimo disse...

Astromar Junqueira e Aristóbulo Camargo, grandes licantropos da dramaturgia brasileira, os lobisomens naquela época eram um pouco fracos pois eles possuíam poucos efeitos especiais, mas eles botavam medo em muita gente.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.