sábado, 4 de junho de 2011

A Tradição do Lobo


A Tradição do Lobo é um conjunto de práticas e doutrinas muito antigas.  Nela encontramos a religiosidade popular do camponês medieval, as lendas celtas e romanas, práticas xamânicas européias e o ocultismo francês mesclados harmoniosamente.

Ela chegou até nós por intermédio de Marie Ferrara, uma artista italiana.  Marie nasceu em Veneza e estudou na França.  Em 1960, na mística cidade de Lyon, ela foi iniciada em um grupo de praticantes de uma antiga Arte.  Este grupo chamava-se “Irmandade do Lobo” e dizia proceder de uma linhagem medieval de curandeiros.

Na Irmandade os membros procuravam adestrar-se numa espécie de xamanismo europeu.  Não existia culto a nenhuma divindade ou espírito, apenas a lembrança de um secreto atavismo: o lobo.

Para esta tradição, o lobo é o guardião dos mistérios da noite interior (o lado desconhecido do ser humano) e da noite exterior (a face oculta da Mãe Natureza). 

Para tanto, velhos cantos, exercícios xamânicos, o uso da botânica medieval e certos signos de um Grimório Secreto, são empregados com sucesso.

Hoje em dia, esta tradição é chamada de Lupine, recusando-se formalmente a ser classificada como Bruxaria ou Wicca, embora conte com muitos integrantes da Bruxaria Tradicional Francesa.

Os lupines possuem quatro graus de instrução: lobo negro (I), lobo cinzento (II), lobo branco (III) e lobo vermelho (IV).  Cada um com seus ritos e mistérios.  A reunião é chamada de alcatéia.

4 comentários:

Lucyan disse...

Onde posso encontrar mais informação sobre esta tradição e sobre os lupine? Este assunto despertou-me o interesse.

Anônimo disse...

Minha grande amiga Deluah... Ops ... Vou demorar a acostumar kkkk ... Minha grande amiga Lunna sempre com os melhores posts do Arc'!!!!

Mysteriotides disse...

Oi Stilm...realmente esse tema é fascinante. Vou verificar algumas fontes onde você poderá encontrar mais informações sobre a Espiritualidade fundamentada em bases 'lupinas' e postarei aqui. Um abraço pra ti°

Lycan querido...
Continuo sendo 'deluah' e se você quiser pode continuar me chamando assim...o nome Lunna Nigrans é parte de um 'avanço' que fiz nas minhas práticas, é como um novo batismo sacou? rsrsrs...bjooo...saudade de ti°

Anônimo disse...

Sempre será nossa eterna Deluah ^^..

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.