quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cinocéfalos – Cabeças-de-Cão

Conhecidos há bastante tempo, eles foram primeiramente citados por Ctésias de Cnido que estudou seus hábitos e costumes, sendo os Cinocéfalos posteriormente também retratados por Hesíodo, mas foi por Photios que eles foram minuciosamente estudados.

Falando principalmente dos que viviam nas Índias, explicam que eram homens com aspecto e comportamentos de canídeos, e apesar de não falarem o idioma nativo entre eles, possuíam uma comunicação própria, baseada em latidos e ganidos, mas eram capazes de se comunicar com as demais tribos não cinocéfalas, mas em geral o faziam por gestos. Os hábitos diários eram tipicamente tribais, possuíam leis próprias e vivam da caça.


 
Alimentam-se de carnes e frutas, tomam leite de cabra e cozinham os alimentos, mas também os comiam crus. Os guerreiros fazem uso de pequenas facas e arcos. As mulheres possuem o hábito de se lavarem uma vez ao mês, enquanto os homens apenas lavam as mãos, mas sempre se banham com uma espécie de óleo que eles mesmos retiram do leite. Vestem-se com peles, e os mais ricos usam linho em suas roupas. As riquezas eram medidas pela quantidade de camelos ou cabras que cada indivíduo possuía. Um diferencial erradamente apontado pelos estudiosos foi à presença de uma suposta cauda felpuda, os cinocéfalos não possuem rabo, na verdade trata-se de mais um adorno pessoal. Algumas lendas informam que eles são capazes de viver até os 200 anos.

Existem também variações dos cinocéfalos, que são os Cinamolgus, menores que os cabeças-de-cão, porém com orelhas maiores e mais pontudas.


 
O mito dos homens com cabeça de cachorro é difundido por todo o mundo, tendo uma variação do mito em cada um dos continentes. Desde suas origens eles são citados em textos religiosos, relatos de viajantes. Foram tidos como uma das raças mais ”humanas” existentes na Terra, mas não em aspectos muito positivos, enquanto as demais espécies eram vistas como monstruosas, eles eram uma espécie de “talento humano natural”, são sociáveis, se comunicam e por mais que sejam brutais, desfrutam da arrogância e superioridade que só humanos supostamente possuem.

Religiosamente eles acreditam numa deusa que deu a vida por eles, mas há várias tribos que tem um mesmo deus em comum, que seria um Lobo com chifres ou realmente um Touro que eles usam estatuetas de madeira ou metais preciosos para fazer as adorações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, indiquei seu blog no selo Magic Blogger, adoraria que participasse da corrente, as regras e o selo você pode encontrar no link abaixo. Muito obrigado, até mais ver. ^^
http://diariodasluas.blogspot.com/p/selos.html

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.