
A saga criada por Michelle Paver começa há seis mil anos, quando os homens ainda eram nômades, viviam em clãs e retiravam da natureza apenas o necessário para a subsistência. A pré-história fascina a autora desde a infância. "Quando eu era pequena, meus pais tinham um livro sobre a Idade da Pedra que eu adorava. Antes mesmo de saber ler, eu costumava colocá-lo sobre a minha barriga e ficava olhando as figuras de caçadores abatendo ursos e perseguindo cavalos pelos penhascos. Quando tinha dez anos, descobri o que mais queria: um arco e flecha para viver como as pessoas daquele período, tendo um lobo como amigo", comenta a autora, em artigo para o jornal The Guardian. Anos de pesquisa e uma sólida carreira literária depois, o sonho de criança ganhou forma e serviu de idéia original para a série “Crônicas das Trevas Antigas”.
Além da paixão pela pré-história, Michelle Paver também se inspirou nas viagens que fez a países distantes como Noruega, Lapônia e Islândia, e especialmente na experiência que viveu ao encontrar-se frente a frente com um enorme urso, num vale remoto do Sul da Califórnia. "Esta foi a experiência mais aterrorizante que já tive. No entanto, curiosamente, também senti como se tivesse voltado no tempo, como se fosse uma caçadora da Idade da Pedra, tentando persuadir o animal a me deixar viver", afirma ela.
O resultado das pesquisas e impressões de viagens de Michelle Paver dá forma a Irmão Lobo, um livro fascinante, que recria a vida em clãs pré- históricos e a luta diária dos homens pela sobrevivência. O título faz também uma homenagem à força da natureza, fonte de vida e de morte, de magia e de terror. A dupla de protagonistas criada pela autora demonstra o respeito mútuo entre os homens e os animais naquela época.
No primeiro volume deste épico juvenil, Torak é um jovem órfão de apenas 12 anos, que vive sozinho na floresta, numa época em que espíritos habitavam cada elemento da natureza. Seu pai acaba de deixá-lo, assassinado pelo temido Urso, cujo espírito estava possuído por demônios do Outro Mundo. Sozinho e longe do seu clã de origem, o Clã do Lobo, Torak só sabe o que seu Pa teve tempo de lhe ensinar. Muito pouco para a missão que teria que cumprir: encontrar a Montanha do Espírito do Mundo e destruir o Urso que ameaçava a vida na floresta, espalhando sangue entre os clãs e acabando com as presas.
Torak sabia que um guia iria encontrá-lo, mas jamais imaginou que fosse um jovem lobo, órfão como ele. Mesmo relutante em aceitar o fato de ser seguido pelo filhote e conseguir se comunicar com ele, o jovem caçador entendeu que o animal era o seu guia e que, juntos, enfrentariam os obstáculos do percurso.
Irmão Lobo - Crônicas das Trevas Antigas - I - Michelle Paver
Lambido de Skoob
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.